Casos de Sucesso
A impressora 3D Fortus 450mc da Stratasys permitiu à Celoplás superar as limitações dos métodos tradicionais no fabrico de ferramentas.
Impressão 3D na Celoplás
Formada em 1989 em Barcelos, Portugal, a Celoplás desenvolve e fabrica componentes técnicos e de precisão através de moldes de injeção e microinjeção. A empresa presta serviços a um vasto leque de indústrias, incluindo automóvel, eletrónica, elétrica, ótica, construção e médica.
Para melhorar a capacidade de resposta ao cliente, a equipa de I&D da Celoplás procura otimizar continuamente a sua capacidade de produção com novas tecnologias e processos. Ao analisar as ferramentas da linha de produção, a equipa reconheceu algumas limitações dos métodos tradicionais de fabrico que precisavam de ser melhorados. Para isso, a Celoplás adquiriu a impressora 3D Fortus 450mc da Stratasys, por intermédio da CODI, para avaliar o potencial da fabricação aditiva para superar estes problemas.
A equipa desenvolveu uma garra protótipo, também conhecida por mão presa, através da tecnologia FDM. Esta tecnologia permitiu superar os constrangimentos das técnicas de fabrico subtrativas habituais, tornando possível fabricar uma garra 40% mais leve e compacta, num período de tempo significativamente mais curto.
A garra desenvolvida já tem mais de 2000 horas de trabalho em perfeitas condições, permitindo validar o potencial da tecnologia FDM da Stratasys para este tipo de aplicações industriais.
- Impressão em 3D de uma ferramenta personalizada numa questão de horas
- Poupança de custos
- Redução no tempo de desenvolvimento
“Atualmente, se um engenheiro precisa, podemos redesenhar e imprimir em 3D uma ferramenta personalizada numa questão de horas, por um custo muito inferior, e implementá-la imediatamente na linha de produção.”
Ana Cortez, Celoplás
Pedir informações